sábado, junho 25, 2005

Sao Joao da-me um Balao

Começo por dizer que estou muito fodido. Este calor causa-me insonias e ainda estou a ressacar do Sao Joao! Acho que exagerei nas sardinhas..

Apetece-me divagar sobre as tradiçoes desta festa de santo com nome comum.

Vou ao S Joao faz 19 anos e, secalhar, é exactamente por isso que nunca parei para pensar na prática mais conhecida da festa. As marteladas!

Pago a quem encontrar em qualquer parte do mundo manifestaçao semelhante. Nem nas manifestaçoes de pedreiros.
Fiz uma rapida pesquisa no Google, na ânsia de saber mais sobre a raiz historica das marteladas! Curiosamente nao encontrei nada..

OK é uma tradiçao de cariz popular.. ya ya I know. Mas quem é que se lembrou disto?

"ai e tal vamos dar ai umas marteladas a ver se pega moda!"

"giro giro era agora em vez de martelos.. hmm usarmos alho porro!!" (inda nao percebi muito bem o que é aquela merda)

Mas como sou muito inteligente, esperto e bonito rapidamente apercebi-me da trafulhice toda! Obviamente isto tudo foi introduzido no nosso país pelos marroquinos e chineses que viram que podiam fazer bom dinheiro a vender martelos de plastico! E inda se riam um bocado.. danados estes marroquinos.

Alguem me disse que isto das marteladas era uma boa forma de engate. Eu nao sou adepto do sado mas decerto há de resultar with someone.

Sei que há uma enormidade de pessoas (nao por serem muitas mas por serem grandes) que lêem isto e nao sao do porto. La por me apelidar de Tripeiro nao quer dizer que seja regionalista (ate porque o Porto é uma naçao.. e erm.. na verdade sou de Gaia), portanto vou-vos explicar a voces, gente rude do campo, qual o verdadeiro espirito Sao Joanino!

Aposto que ja ouviram dizer:

"o espirito do S joao sao as sardinhas"

"nahh! Es burro ou que? Sao os pimentos mas é!"

"qual comida? o que interessa mesmo sao as parvas das marteladas"

"eu cá, so vou por causa do Fogo!"

BALELAS amigos! O que interessa mesmo é o ALCOOL! É mais uma desculpa para nos enfardarmos todos, num clima festivo! Isto nao se sabia lá fora.. mas pronto, ja esta dito.

Eu adoro o Sao Joao, nao so por causa do alcool.. mas tambem por tudo o resto que enunciei (incluindo as marteladas). Ate os cordoes humanos! Para o pessoal de fora vou explicar.. deixa ca ver hmm.. tao a ver o pessoal todo a correr de maos dadas numa ponte a abanar? Sim.. tipo um arrastao, isso! Nao participei em cordoes humanos este ano, no entanto, dei por mim a arrastar-me.

Outra parte importante da festa é o fogo de artificio. O fascinio por explosoes no ar passou mais ou menos na mesma altura em que deixei de acreditar no Pai Natal. Mas o fogo causa alto alvoroço e ouve-se todos os anos a mesma frase:

"Nao foi mau.. mas o ano passado foi muito melhor!"

Outra prática que me agasta e angustia é a de ANDAR. Mas falo em andar à seria! Felizmente este ano nao fui até à Foz.. poupei 2 horas da minha vida, nao que esta seja, de todo, interessante.

Em tom de despedida deixo uma quadra Sao Joanina para colocarem nos vossos manjericos:

Obrigado amigo São,
Por festa tao bonita e agradável,
Que me causa uma puta duma tesão,
Intensa e incontrolavel!

Vemo-nos no Sao Pedro **

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A martelada tem origem nos tempos mais antigos, pois na altura eram todos uns borracholas e kd o alcool começava a ser pouco desatava td à martelada, ou aos tiros, ou cm espadas, (ferro e chumbo) p ver kem ficava cm o k sobrava! Agr por causa dos direitos humanos, so s pode usar martelos d plastico k apitam (ou n), mas a intenção e a mm! So k n têm tt sucesso cm antigamente, ptt há kem va la so mm p dar marteladas... Cambada d sádicos...

PS - Sto António já se acabou...
O S. Pedro tá s a acabar...
S. João, S. João, S. João, dá cá um garrafao, pra eu poder-m embebedaaaaaaaaaaaaaaar!

Ricardo

12:10 da tarde

 
Blogger Lena said...

Bem esta história tá muito mal contada! Em 1º lugar nao escondas as tuas + infimas derrotas... é verdade que este menino perdeu uma aposta (disso não falas tu) e que ainda por cima fiquei sem aquele maravilhoso feixe de luz... Tambem é verdade que és um fraco, tiveste de vir de taxi e quebraste a verdadeira tradiçao do s.joao. De resto faz as pessoas esperarem porque se lembra que tem de misturar bebidas... enfim ViVa o S.JoAo porque o S.Pedro espera por o mestre Favaítos... KiKa

5:04 da tarde

 
Blogger Lena said...

realmente desta vez não foste o mestre do S.João mas continuas a ser o mestre da bebida pois até p o S. joão foi c as garrafas...
Falando do post p variar fizest-m rir muito andas c uma imaginação, deve ser o efeito do alccol LOOOOOOOOOOl
Tixa

7:21 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! »

1:40 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

10:05 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » » »

11:46 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home